Analise de ciclod e vida de produtos
1554 palavras
7 páginas
CICLO DE VIDA DOS PRODUTOSConsidera-se que a posição de vendas e a lucratividade de um produto mudem através do tempo. “O ciclo de vida de um produto é uma tentativa de se reconhecer os estágios distintos no seu histórico de vendas.”(KOTLER, 1988, pg. 278). No que se refere a esses estágios, existem oportunidades e problemas relacionados à estratégia de marketing e ao potencial de lucro de cada produto.
Ao se identificar o estágio em que o produto se encontra, ou para o qual ele se encaminha, pode-se elaborar planos de marketing mais eficientes.
Interessante destacar que, nesse sentido, o ambiente de Marketing das empresas alterou-se profundamente ao longo do final do século XX. Uma alteração importante, de acordo com Lambin (2000, p.67), “é a aceleração e a generalização do progresso tecnológico que reduzem os ciclos de vida dos produtos e forçam as empresas a renovar a sua gama de atividades mais rapidamente que antes”.
Conforme figura abaixo, o ciclo de vida de um produto (CVP) demonstra o histórico de vendas de um produto específico e segue a forma de uma curva de vendas em S.
Segundo Kotler, esta curva é dividida em quatro estágios:
Fonte: Kotler, 1988, pg. 279
Na introdução, o produto é apresentado ao mercado através de um esforço de marketing intenso e focado visando estabelecer uma identidade clara e promover ao máximo o conhecimento do produto. Muitos consumidores fazem compras de teste ou por impulso nesta fase. É o período de crescimento lento das vendas, porque os preços tendem a ser elevados em função de alguns fatores com por exemplo:
1- Os custos são altos por causa da baixa relativamente baixa de output; 2- Os problemas tecnológicos da produção podem não ter sido superados; 3- São necessárias grandes margens para suportarem as despesas com propaganda, imprescindíveis para a obtenção de crescimento. Assim, é preciso visão a longo prazo, pois o lucro é ainda inexistente neste