Analise de balanço
A analise das demonstrações contábeis faz com que a contabilidade venha a ter um teor mais analítico, tendo como se obter conclusões econômicas e financeiras de uma empresa. A analise das demonstrações visa extrair informações para a tomada de decisão. O perfeito conhecimento do significado de cada conta facilita a busca de informações precisas.
Dessa forma, o conteúdo e a forma de apresentação das demonstrações atendem às necessidades da analise das demonstrações contábeis, que são apurada nas empresas.
A analise de balanço visa reatar, com base nas informações contábeis fornecidas pelas empresas, a posição econômico financeira atual, as causas que determinaram a evolução apresentada e as tendências futura. Em outras palavras, pela analise de balanço extraem-se informações sobre a posição passada, presente e futura (projetada) de uma empresa.
Assim sendo, tem-se que a analise é um elemento de utilidade nas transações que a empresa for fazer como: as operações a prazo de compra e venda e mercadorias; quando for avaliar a eficiência administrativa, por exemplo, a comparação com concorrentes e, por fim, avaliar a situação econômico-financeira.
Todas demonstrações podem ser analisadas, entre as principais destacam-se: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de origem e Aplicações de Recursos. Demonstrações de Lucro o prejuízo Acumulados (ou mutações do Patrimônio Liquido), Demonstração do Fluxo de caixa e Demonstração do Valor Adicionado.
O balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício do Resultado do Exercícios são as principais demonstrações e são elas que serão destacadas nessa pesquisa pela forma que as mesmas são evidenciadas. A primeira demonstração é observada em um aspecto mais econômico, diferentemente da segunda que transparece a situação financeira.
Para ser feita a analise deve averiguar se tem a posse d todas as Demonstrações Contáveis (inclusive Nota