Analise das Demonstrações Financeiras
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DA EMPRESA NATURA
Damiana Cristina Melo Brandieri
Ciências Contábeis
Código: 1190375
Polo: Franca-SP
Unifran.
2015
INTRODUÇÃO
A empresa brasileira Natura Cosméticos S.A. (“Sociedade”) é uma sociedade anônima de capital aberto listada no segmento especial denominado Novo Mercado da BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, sob o código “NATU3”, com sede em Cajamar, Estado de São Paulo, foi fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra.
Aproximadamente tem 7 mil colaboradores, 1,6 milhão de Consultoras e Consultores Natura (CNs) e quase 14 mil Consultoras Natura Orientadoras (CNOs), mais de 5 mil fornecedores e terceiros e 32 comunidades agroextrativistas, basicamente esta rede alcança cerca de 100 milhões de consumidores, chegando em 58,5% dos lares brasileiros pelo menos uma vez ao ano.
Sendo hoje a maior empresa do Brasil do setor de higiene pessoal, perfumaria, cosmética e também no segmento da venda direta. Tendo forte presença na América Latina, com operações em Argentina, Chile, México, Peri, Colômbia e França e por meio de distribuidores os produtos também chegam à Bolívia. Suas atividades e as de suas controladas (doravante denominadas “Sociedades”) compreendem o desenvolvimento, a industrialização, a distribuição e a comercialização de cosméticos, fragrâncias em geral e produtos de higiene pessoal, substancialmente por meio de vendas diretas realizadas pelos (as) Consultores (as) Natura, bem como a participação como sócia ou acionista em outras sociedades no Brasil e no exterior.
Em 2013, a Natura Cosméticos S.A. celebrou contrato de compra e venda definitivo para a aquisição, sujeita a condições precedentes, de 65% da Emeis Holdings PtyLtd., uma fabricante australiana de cosméticos e produtos de beleza premium que opera sob a marca “Aesop” na Austrália, Ásia, Europa e América do Norte. O preço de compra acordado foi de AU$68,25 milhões, sujeito a