Analise das demonstrações contabeis
Porto Alegre 2013
Análise das demonstrações contábeis
Este artigo trata sobre Análise das demonstrações contábeis: análise vertical e horizontal, análise de indicadores de rentabilidade, endividamento e liquidez. Tendo como objetivo estudar e descrever de que forma são feitas as análises contábeis.
Flaviano Carvalho Dalla Porta
Porto Alegre
2013
1. Introdução
O artigo foi elaborado a partir de análise entre os coeficientes obtidos pela Análise das Demonstrações Contábeis: Análise Vertical e Horizontal, Análise de Indicadores; rentabilidade, endividamento e liquidez. A justificativa do mesmo é a importância que tem a Análise das Demonstrações Contábeis nos tempos atuais. E por si apresentado a metodologia empregada no trabalho, que amplamente é dividida em duas categorias distintas:
Análise Financeira- que possibilita a interpretação da saúde financeira da empresa, seu grau de liquidez e capacidade se solvência.
Análise Econômica- que possibilita a interpretação das variações do patrimônio e da riqueza gerada por sua movimentação.
2. Análise Vertical e Horizontal
Análise Vertical e a Análise Horizontal devem ser usadas em conjunto e servem para complementar as observações efetuadas através da Análise por Quocientes, as Análises dão mais detalhes, envolvem todos os itens das demonstrações, e revelam falhas responsáveis pelas situações de anormalidade, além de ser uma ferramenta útil para detectar tendências.
A principal característica que norteia a análise de balanços é a comparação. Comparam-se valores obtidos em determinado período com aqueles levantados em períodos anteriores e o relacionamento desses valores com outros afins. Quando uma conta ou grupo de contas é tratado isoladamente não retrata adequadamente a importância do valor apresentado e menos ainda seu comportamento ao longo do tempo. A esse processo de comparação, indispensável