ANALISE DAS DEMONSTRACOES CONTABEIS AULA 1 E 2 16 E 23 02 2011
Professor Evandro Rafael
16/02/2011
Aula 1
Análise Financeira, de Balanço ou das Demonstrações Contábeis
Análise constitui-se num processo de meditação sobre os demonstrativos contábeis, afim de avaliar a situação da empresa em seus aspectos: operacionais, econômicos, patrimoniais e financeiros.
Círculos Operacionais* Compras e Vendas à prazo.
Bem econômico: imóveis, automóveis etc.
Bem financeiro: dinheiro em espécie.
Custo: investimento
Despesas: perda, prejuízo
A avaliação sobre a empresa (entidade) busca analisar o resultado e o desempenho da empresa, detectar os pontos fortes e fracos do processo operacional e financeiro, objetivando propor alternativas de curso futuro a serem tomadas e seguidas pelos gestores da entidade.
A análise deve ser um instrumento que possibilite o gerenciamento da informação financeira. Assim, um dos fundamentos desse modelo de análise é a criação de indicadoresque permita sempre uma análise comparativa.
O acompanhamento dos indicadores de forma contínua, possibilita aprender a situação da tendência futura, dando, portanto, aos gestores uma ferramenta adicional para mudanças e planejamentos.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Professor Evandro Rafael
23/02/2011
Aula 2
Finalidade: a análise sempre estará associada a um processo decisório, assim cada analista abordará a empresa com determinado objetivo e esta determinará a produtividade e o enfoque da análise. Por isso, tudo o que o analista disser a respeito da saúde financeira e econômica, representada por sua capacidade de liquidez e rentabilidade, irá interessar de forma diferente para cada tipo de usuário; dessa forma, a análise tem como finalidade principal prover variados grupos de usuários com diagnósticos e informações necessários para tomadas de decisões nas seguintes áreas:
financiamentos e concessões de créditos;
controles governamentais;
mercados de capitais;
aquisição de empresas ou associações;
controles