Analise da água
DETERMINAÇÃO DA DUREZA DA ÁGUA
Pedro Henrique G. Ferreira
Jade Cecília Lomeo de Oliveira
Stefani Mares Ferreira
Belo Horizonte
2014
Determinação da dureza da água
Objetivo: Por meio do processo de titulação por complexação, utilizando uma solução padronizada de EDTA, determinar a dureza da água da rede de distribuição pública.
Introdução:
Historicamente, a dureza da água foi definida em termos da capacidade de cátions presentes na água trocarem com os íons sódio e potássio dos sabões e formarem com os respectivos ânions sais pouco solúvel. Muitos cátions multicarregados compartilham essa propriedade indesejável. Em águas naturais a concentração dos íons cálcio e magnésio, geralmente, excedem em muito a concentração de qualquer outro íon. Consequentemente, a dureza da água é agora expressa em termos da concentração de carbonato de cálcio equivalente a concentração total de todos os cátions multivalentes presentes na amostra.
A determinação da dureza da água é um teste analítico de grande utilidade que fornece uma medida da qualidade da água para uso doméstico e industrial. O teste é importante para a indústria porque a água dura, após aquecimento, precipita carbonato de cálcio que provoca entupimento nas tubulações.
A dureza da água pode ser temporária ou permanente. A dureza temporária é devida aos bicarbonatos de cálcio e magnésio que, quando a água é fervida, se decompõem com a precipitação dos respectivos carbonatos. A dureza residual, devida aos cloretos e sulfatos, que não é eliminada por ebulição, constitui a dureza permanente. A dureza total da água é a soma das durezas temporária e permanente e é expressa em mg/L ou μg/L de carbonato de cálcio.
A água pode ser classificada como:
Dureza mg/L de CaCO3 Classificação da água
200 muito dura
A determinação da dureza da água é feita por titulação com EDTA após a amostra ter sido tamponada em pH 10. O magnésio, que