Analise da água
FACULDADE DE FARMACIA
RELATORIO DE AULAS PRATICAS DE CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLOGICO
CONTROLE MICROBIOLOGICO DA AGUA – PESQUISA DE COLIFORMES TOTAIS E FECAIS
ACADÊMICAS: EDIANE DE PAULA
LETICIA PAULA FONSECA
LAYANE MORAIS
RIO VERDE – GO
2013-09-13
OBJETIVO:
Realizar analise da água para detecção de Coliformes totais e Fecais.
INTRODUÇÃO:
Denomina-se de bactérias do grupo coliforme bacilos Gram negativos, em forma de bastonetes, aeróbios ou anaeróbios facultativos que fermentam a lactose a 35-37ºC, produzindo acido, gás e aldeído em um prazo de 24-48 horas. É também oxidase-negativa e não formam esporos. A razão da escolha desse grupo de bactérias como indicador de contaminação da água deve-se aos seguintes fatores:
Estão presentes nas fezes de animais de sangue quente, inclusive os seres humanos;
Sua presença na água possui uma relação direta com o grau de contaminação fecal;
REVISÃO DE LITERATURA:
A poluição das águas por material fecal de origem humana e animal torna esse meio um transporte de transmissão de doenças infecciosas causadas por bactéria, vírus, protozoários e helmintos (WHO, 2004).
A detecção de microrganismos patogênicos, embora necessária em algumas circunstâncias, não é aplicável para fins de monitoramento ou verificação de rotina. Por esse motivo, uma das estratégias mais viáveis para o controle de qualidade microbiológica da água é a avaliação da presença dos chamados microrganismos indicadores de contaminação fecal. Esses microrganismos devem possuir uma série de características, dentre elas, estar presentes em grandes quantidades em fezes humanas e de animais de sangue quente, não se multiplicar em águas naturais e ser detectáveis por métodos laboratoriais simples e rápidos.
Alguns microrganismos atendem à maior parte desses requisitos, destacando-se dentre eles