ANALISE DA VIABILIDADE DE ACEITAR OU NÃO A FABRICAÇÃO DE UM LOTE ESPECIAL DE PRODUTOS DE UMA EMPRESA FICTICIA
ANALISE DA VIABILIDADE DE ACEITAR OU NÃO A FABRICAÇÃO DE UM LOTE ESPECIAL DE PRODUTOS DE UMA EMPRESA FICTICIA
Passo Fundo, outubro 2013
INTRODUÇÃO
Uma estratégia gerencial de custos bem elaborada traz para a empresa alternativas para uma boa tomada de decisão, onde podemos mensurar mais acertadamente os pontos que devem ser trabalhados evitando desperdício, distorções e conseqüência de resultados negativos. É importante para um gerenciamento eficaz o conhecimento do impacto dos custos, despesas e possíveis perdas, para poder investir certo e na hora certa, buscando lucratividade e produtos de serviço de qualidade.
Neste sentido, este trabalho tem como objetivo, o escudo conceitual das terminologias discutidas nas aulas de Gerenciamento Estratégico de Custos, bem como analisar a viabilidade de aceitar ou não a fabricação de um lote especial de produto de uma empresa fictícia. As atividades práticas visam desenvolver as competências, as capacidades e habilidades dos alunos em busca de profissionais críticos, conscientes e construtivos no desempenho de suas funções.
Estudo conceitual
Custos: são gastos que a entidade realiza com o objetivo de por o seu produto para ser comercializado, fabricando-o, revendendo-o, cumprindo com o seu serviço contratado. Gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Exemplo: Salário do pessoal da produção, matéria-prima utilizada no processo produtivo, combustíveis e lubrificantes usados nas máquinas de fabricação, depreciação dos equipamentos da fábrica, gastos com manutenção das máquinas da fábrica.
Despesas: são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. Gasto com bens ou serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas. Elas