Analise da queda das ações da Petrobras
Entre os dados do balanço da empresa que trouxeram preocupação está a manutenção de prejuízo na divisão de abastecimento apesar dos reajustes nos preços dos combustíveis.
Houve três reajustes do diesel e dois na gasolina em 2013, o que a empresa destacou como um dos fatores que ajudaram a aumentar o lucro anual.
Além disso, a produção de petróleo da Petrobras em 2013 ficou 2,5% abaixo do planejado.
Outro dado preocupante é o endividamento, que subiu 36% no ano.
A estatal, tem sido vista com desconfiança pelo mercado para além dos resultados pontuais trimestrais por conta da produção estagnada, das importações em alta e das dívidas bilionárias e que tendem a continuar crescendo.
Pelo descompasso entre o crescimento da produção da Petrobras e do consumo de combustíveis no Brasil, os gastos com importações de gasolina e diesel da estatal devem aumentar consideravelmente de acordo com as previsões de especialistas.
A má gestão do executivo, chefiada pela então presidente Dilma Rousseff, é um dos motivos apontados pela variação nos valores das ações da estatal,isso ficou claro quando ações da Petrobras subiram nas ultimas semanas quando divulgada a pesquisa em que Dilma tem perdido intenções de voto e uma avaliação do governo e do desempenho pessoal da presidente, trouxe essa perspectiva.
As ações sem direito a voto da Eletrobras tiveram valorização de 9,84%, a maior alta do
Ibovespa. As preferenciais subiram 3,51%, As ações ordinárias do Banco do Brasil tiveram ganho de 6,63%. As preferenciais da Petrobras subiram 8,13%, a terceira maior alta do pregão; as ordinárias avançaram 7,55% isso na ultima semana de março.
A conclusão é inescapável: hoje, uma das coisas que