Analise da narrativa segundo da pagina 290 do livro de português.
1) Porque que se pode afirmar que O Cortiço é o personagem principal da obra?
O personagem principal de uma narrativa, é a quem si deva as principais ações dinamizadoras do enredo ou a quem o texto dedica maior personificação de atitudes e emoções. Não considerando O Cortiço um personagem que si pode atribuir características morais e psicológicas, o consideramos o personagens principal pelo fato, de toda a historia girar em torno dele e é esse o motivo do O Cortiço da nome a obra.
2)Desenvolva a seguinte afirmação:O tema mais importante no romance é o imigrante português representado principalmente por personagens em três diferentes posições sócios econômicas: João Romão, Miranda e Jerônimo.
O fim da escravidão no Brasil não compensava o século de opressão e exclusão que marcaram grandes grupos sociais no pais. Sabe-se que antes da lei Áurea ouve muita luta para obter a liberdade, havendo caso de compra de liberdade como ocorre em parte com a personagem Bertoleza.
Todos esses elementos compões o cenário social em que ocorre o romance o de Aloísio de Azevedo. Naquela época a habitação popular nas cidades começavam a ser os cortiços, habitação coletiva que servia para abrigar os trabalhadores braçais, ex-escravos e migrantes que chegavam de outras partes do pais e até do exterior.
O tema mais importante no romance é a imigração portuguesa, relatada de posições socioeconômicas, através dos personagens de João Romão, Miranda e Jerônimo.
João Romão via na nova situação do pais a oportunidade de negocio, e através golpes consegue ficar rico transformando sua pequena vendinha em um cortiço o e “ São Romão”.
Miranda, português pobre que da o “golpe do baú” e casa-se com um mulher rica, só que eles acabam de tendo de ir morar ao lado do cortiço. De início sua casa ate era maior que o cortiço mais no fim da historia não dava nem para comparar.
E Jerônimo era morador do cortiço que