desenvolvimento economico
Dentre essa produtividade existem dois fatores: o de determinar o desenvolvimento econômico em relação ao produto nacional, o outro é a capacidade de incorporar esse progresso técnico à produção. O fator principal a determinar à maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista é a existência de uma estratégia nacional de desenvolvimento. Na medida em que uma sociedade nacional revela suficiente coesão quando se trata de competir internacionalmente, ela aproveitará melhor os recursos e as instituições de que dispõe para crescer.
O crescimento econômico se difere do desenvolvimento econômico em alguns aspectos; pois, enquanto o crescimento econômico se preocupa apenas com questões quantitativas, como por exemplo, o PIB e o PNB, o desenvolvimento econômico aborda questões de caráter social, como o bem-estar, nível de consumo, IDH, taxa de desemprego, analfabetismo, qualidade de vida, entre outros.
Com esse desenvolvimento econômico, acontece um crescimento muito elevado, mensurado através da explicitação de índices como Produto Interno Bruto - PIB, Produto Nacional Bruto – PNB, Renda Per Capita, entre outros. Sobre isso se faz oportuno observar o que diz o relatório da Unesco (1999, p. 28):
[...] o maior problema talvez surja do equilíbrio que automaticamente estabelece-se entre os níveis mais altos de produção – e por inferência, de consumo – e o desenvolvimento. A economia e todas as outras disciplinas reconhecem que, na melhor das hipóteses, trata-se de uma meia-verdade. O que é produzido e o fim que é dado ao produto tem igual importância no processo que a quantidade fabricada. Por outro lado, é evidente que o dólar