ANALISE DA MUSICA O SALTO
As ondas de vaidades inundaram os vilarejos
E minha casa se foi como fome e banquete
Então sentei sobre as ruínas
E as dores como o ferro a brasa e a pele
Ardiam como o fogo dos novos tempos
E regaram as flores no deserto
E regaram as flores com chuva de insetos
Mas se você ver em seu filho uma face sua
E retinas de sorte
E um punhal reinar como o brilho do sol
O que farias tu?
Se espatifaria ou viveria o espírito santo?
Aos jornais eu deixo meu sangue como capital e às famílias um punhal à corte eu deixo um sinal Essa música de O Rappa faz referência ao governo de Collor, quando este se apossou do dinheiro que os cidadãos haviam guardado no banco, deixando assim, muitas famílias na miséria.
Analisemos alguns trechos:
"As ondas de vaidades inundaram os vilarejos
E minha casa se foi como fome e banquete Então sentei sobre as ruínas E as dores como o ferro a brasa e a pele Ardiam como o fogo dos novos tempos" O clipe da música nos ajuda a entender um pouco mais, nessa primeira estrofe, por exemplo, o personagem, um operário, é demitido devido a fábrica na qual trabalhava ter sido afetada pelo golpe de Collor, não encontrando outro trabalho, ele não consegue manter à si e à filha pequena no lugar onde mora, passando então, a morar na rua e viver de esmolas. Trocando por miúdos, a vaidade do governo em pegar o dinheiro alheio para si, afetou principalmente os mais pobres gerando fome e miséria para os mesmos enquanto outros se banqueteavam com isso.
"Mas se você ver em seu filho uma face sua
E retinas de sorte E um punhal reinar como o brilho do sol
O que farias tu? Se espatifaria ou viveria o espírito santo?" Não restam então, muitas opções aos novos miseráveis e aos seus filhos. Eles podem continuar pobres, ter alguma sorte e conseguir melhorar sua situação ou dar um fim ao sofrimento. E então fica a questão: o que você faria? Desistiria ou teria fé?
"Aos jornais eu deixo
meu