Analise da musica a cidade
CAMPUS IV: LITORAL NORTE
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS
CURSO DE ANTROPOLOGIA
Aluna: Simone do Nascimento Bastos Matricula: 81013024
Professora: Estevão Palitot P 2
Analise da musica A Cidade do Compositor Chico Sience comparando com a teoria Marxista.
Chico Science aborda em sua música os problemas urbanos desencadeados pelo crescimento das cidades, trata a cidade como centro das atenções para os diferentes setores da sociedade e nos convoca a meditar sobre este espaço que se tornou o centro da vida social, econômica e política do país.
O sol nasce e ilumina
As pedras evoluídas
Que cresceram com a força
De pedreiros suicidas
Cavaleiros circulam
Vigiando as pessoas
Não importa se são ruins
Nem importa se são boas
E a cidade se apresenta
Centro das ambições
Para mendigos ou ricos
E outras armações
Coletivos, automóveis,
Motos e metrôs
Trabalhadores, patrões,
Policiais, camelôs
A letra nos mostra as diversas faces do capitalismo, lembrando a avidez com que os objetivos econômicos se sobrepõem aos sociais e aos naturais. Nos trechos acima citado ele quer dizer que as pedras evoluídas seriam os prédios e grandes construções evoluídas que tomaram o lugar dos mangues, mata nativa e rios, uma características do modo de produção capitalista. Isto tudo feito ao custo de operários que estavam inseridos a este sistema que priorizava a evolução do produto físico construído. Segundo Karl Marx e Friedrich Engels: “Ao produzirem os seus meios de existência, os homens produzem indiretamente a sua própria vida material” (A Ideologia Alemã), seja ela boa ou má. Os cavaleiros pode ser os órgãos de controle e repressão ou os próprios proprietários dos meios de produção definindo os caminhos da cidade.
Sabemos que a burguesia não se interessa que a classe proletária seja possuidora de meios de produção, para eles é necessário o capitalismo para que exista sempre mão-de-obra proletária a um preço que