Analise da fracção gasosa do petroleo
OBJECTIVO GERAL
OBJECTIVO ESPECÍFICO
ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO
CAPÍTULO I
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO PETRÓLEO
1.1.CONCEITOS GERAIS
1.1.1.PETRÓLEO
A Palavra petróleo é originada do Latim Petra (pedra) + Oleum (óleo). [1]
O petróleo bruto também conhecida como óleo cru é uma complexa mistura líquida de compostos orgânicos e inorgânicos em que predominam os hidrocarbonetos, desde os alcanos mais simples até os aromáticos mais complexos.
O petróleo é uma mistura de ocorrência natural, consistindo predominantemente de hidrocarbonetos e derivados orgânicos sulfurados, nitrogenados e/ou oxigenados, o qual é, ou pode ser, removido da terra no estado líquido.
1.1.2.GÁS NATURAL
Define se como uma mistura de hidrocarbonetos leves que a temperatura ambiental e pressão atmosférica permanece no estado gasoso e é encontrado no subsolo, em rochas porosas, podendo estar ou não associado ao petróleo. [2]
O Gás Associado é aquele que, no reservatório, está dissolvido no óleo ou sob a forma de capa de gás, caso em que a produção de gás é determinada pela produção do óleo.
O Gás Não Associado é o que está livre no reservatório, ou em presença de quantidades muito pequenas de óleo, neste caso só se justifica produzir comercialmente o gás.
1.2. HISTORIAL DO PETRÓLEO
1.2.1.NO MUNDO
O petróleo é encontrado em muitos lugares da crosta terrestre e em grandes quantidades, e desse modo o seu processo de formação deve ser espontâneo. [1]
Não se sabe quando a atenção do homem foi despertada, mas o fato é que o petróleo, assim como o asfalto e o betume, eram conhecidos desde os primórdios das civilizações.
Nabucodonosor, por exemplo, usou o betume como material de liga nas construções dos célebres Jardins Suspensos da Babilônia.
O Betume foi também utilizado para impermeabilizar a Arca de Noé. Os egípcios o usaram para embalsamar os mortos e na construção de pirâmides,