Atps quimica
1.1 Apresentação Sabe-se hoje que o ar é uma mistura de diversos gases e que circunda nosso planeta como uma camada que atinge algumas centenas de quilômetros de espessura.
Essa camada, mais densa nas proximidades do solo é mais rarefeita à medida que se ganha altura, é conhecida com o nome de atmosfera. Sem a atmosfera, certamente a Terra seria um planeta privado de vida como a conhecemos apresentando o mesmo aspecto desolado da Lua. A atmosfera desempenha várias e importantes funções: protege o planeta das radiações nocivas dos raios solares e de outros vindos do espaço, absorve e detém parte do calor irradiado pelo Sol, provoca a desintegração de alguns meteoritos que atingem a Terra, redistribui, através da chuva, a água evaporada dos mares, além de conter o oxigênio e outros gases indispensáveis à vida.
1.2 Composição da atmosfera
A análise de uma amostra de ar colhida ao nível do mar acusa, em média, a seguinte composição percentual, após eliminar-se a umidade: nitrogênio (N2) - 78,084%, oxigênio (O2) - 20,948%, argônio (Ar) - 0,934%, gás carbônico (CO2) - 0,031%, neônio (Ne) - 0,001818%, hélio (He) - 0,000524%, metano (Ch2) - 0,0002%, kriptônio (Kr) - 0,000114%, hidrogênio (h2) - 0,00005%, xenônio (Xe) - 0,0000087%. Também há traços de óxidos de nitrogênio (NO, NO2 e N2O), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), amônia (Nh2), dióxido de enxofre (SO2) e sulfeto de hidrogênio (h2S). Os gases que constituem a atmosfera também sofrem o efeito da atração da gravidade e por isso pressionam a superfície do solo, ocasionando a pressão atmosférica.
1.3 Aplicações dos gases
O nitrogênio tem aplicação em liquido de refrigerante, o oxigênio em tratamento de água e o argônio em lâmpadas.
1.4 Substâncias simples O nitrogênio, oxigênio e o argônio são substâncias simples, pois são compostos por um único elemento químico.
1.5 Separação dos gases Não há separação de gases leves e gases mais pesados da atmosfera, por causa da constante mistura