Analise curto prazo
Neste caso a quantidade produzida dependerá da quantidade utilizada do fator variável (no exemplo a mão- de-obra). Q = f(N)
Conceitos básicos:
Produtos total: quantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.
Produtividade média do fator: resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator.
a) produtividade média da mão-de-obra:
Pme = quantidade do produto
Numero de trabalhadores
b) produtividade média do capital
Pme = quantidade do produto nº de maquinas
Produtividade marginal do fator: é a relação entre as variações do produto total e as varaiações da quantidade utilizada do fator. A variação do produto total quando ocorre uma variação no fator de produção.
a) Produtividade marginal de mão-de-obra
Pmg = variação do produto
Acréscimo de 1 unidade de mão-de-obra
b) produtiviade marginal do capital
Pmg = variação do produto acréscismo de 1 unidade do fator capital
Leis de redimentos decrescentes
Pode ser enunciada como: elevando-se a quantidade do fator variável, permanecento fixa a quantidade dos demais fatores, a produção inicialmente aumentará a taxas crecentes; a seguir, depois de certa quantidade utilizada do fator variável, continuará a crescer, mas a taxas decrescentes(acréscimos menores); continuando o incremento da utilização do fator variável, a produção total chegará a um máximo, para depois descrescer. Exemplo: considerando-se dois fatores: terra(fixo) e mão-de-obra(variável) pode- se verificar que se variadas combinações de terra e mão-de-obra foram utilizadas , os aumentos da produção dependerão do aumento da mão-de- obra. Nesse caso, a produção aumentará até certo ponto e depois decrescerá. A maior quantidade de homens para trabalhar, associada à área constante de terra, permitirá que a produção cresça até um máximo e depois passe a decrescer. Como a