Responsabilidade social
O atual nível de competitividade do ambiente empresarial exige novas estratégias para que as empresas consigam manter-se no mercado. Na busca pelo algo mais, são levados em contas os anseios da sociedade por comportamentos éticos e pela preocupação com o bem-estar social. De forma a unir os interesses da sociedade com os das empresas surge a responsabilidade social empresarial, uma conduta coerente com a ética pública na qual os interesses da organização ficam preservados e são gerados inúmeros benefícios à sociedade. Com isso ganha a empresa e ganha a comunidade. Desta forma, a responsabilidade social empresarial apresenta-se cada vez mais importante com um diferencial de vantagem competitiva, induzindo ao desenvolvimento de novas estratégias de negócios.
Investir em responsabilidade social significa investir em imagem, importante fator de vantagem competitiva. Permite não apenas a aquisição de novos consumidores, mas possibilita também à organização empresarial agregar maior valor aos produtos e serviços. A sociedade aceita desta forma, pagar um pouco mais e cobra investimentos em ações sociais.
No entanto, a responsabilidade social deve partir de uma consciência sincera da empresa, deve representar um valor de sua cultura organizacional. Do contrário terá não terá o efeito esperado. O consumidor sabe e, essencialmente, valoriza a diferença entre empresas que são socialmente responsáveis e outras que não têm essa preocupação.
O surgimento e fortalecimento deste tipo de empresa, capaz de conseguir um crescimento econômico sustentado na preocupação social, é uma realidade cada vez mais exigida pela sociedade. Com investimentos em responsabilidade social, ganha a empresa e ganha a sociedade. Representa a aplicação da prática ética, simbolizada por ações orientadas pelo respeito aos interesses da coletividade.
fonte: