Analise criticamente o conceito de saúde preconizado pela Organização Mundial de Saúde – (OMS) e o conceito definido na VIII Conferência Nacional de Saúde – (CNS).
Aluno (a): Claudia Augusta Moura Data: 29/11/13
MEMORIAL-1: Analise criticamente o conceito de saúde preconizado pela Organização Mundial de Saúde – (OMS) e o conceito definido na VIII Conferência Nacional de Saúde – (CNS).
Para esta análise, destaco a seguir os dois conceitos de saúde:
Conceito de saúde da Organização Mundial de Saúde aprovado em 1948 – (OMS): “a saúde é estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
Conceito de saúde da VIII Conferência Nacional de Saúde de 1986 – (CNS): “... a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. E assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida”.
Analisando profundamente estes conceitos, é possível perceber que nada pode ser de fato 100% determinado como regra, o conceito da OMS pode ser um tanto utópico, pois é impossível ter uma saúde totalmente plena física, mental e social e a condição de saúde, de se ter bem estar, é algo subjetivo e cada indivíduo tem a sua percepção.
Esta percepção é apontada pela Lunard (1999) “... a saúde das pessoas deve ser encarada como um assunto ligado a própria pessoa... alheia a qualquer predominação e a qualquer determinação determinada e pré estabelecida”.
Dentro de um bem estar vários indivíduos, na mesma condição e diante da subjetividade de cada um, não representa o mesmo bem estar para todos. O sentir é diferente e é percebido de acordo com as condições de cada um.
Sem esta reflexão, ficamos atrelados de forma fechada no conceito da OMS e tudo fica muito no que é positivo ou negativo e o que é positivo e bom é considerado saúde e o que é negativo e ruim e considerado