Analise Critica O Senhor das Moscas
O Senhor das Moscas retrata um grupo de crianças, que após um acidente, se encontram perdidas em uma ilha deserta. Ao perceberem as dificuldades de socorro, os meninos tentam se unir para sobreviver. Ao decorrer do tempo, cresce um sentimento de competição e de luta pelo poder, que os divide em dois grupos, isso retrata a regressão à selvageria de um grupo de crianças que antes viviam em uma sociedade.
Para se conviver socialmente, a sociedade humana tem que criar regras que funcione para todos. No caso das crianças, elas estavam perdidas em um lugar onde há a falta de estado, a autoridade dos pais e de limites, isso remete a uma questão jurídica importante, onde demonstra a finalidade do direito e o que pode acontecer sem ele funcionando em uma sociedade. Em meio a historia, duas crianças se destacam pela habilidade de liderança, De um lado, um dos líderes chamado Ralph tenta propor um convívio entre eles por meio democrático, a partir de decisões entre o grupo, tentando sempre fazer o melhor para todos, que acaba remetendo limites a vontades de algumas crianças, através de uma concha, ele tenta torná-la um meio de ordem e democracia na ilha. Do outro lado, completamente diferente de Ralph, Jack acaba se impondo pela força e a falta de limites, prometendo a todos à liberdade para fazer o que quiser.
O filme também mostra a idéia de militarização, mostrando que para que as regras funcionem, precisa-se de controle nem que seja pelo meio de força, quando as crianças descobriram o suposto monstro, Jack que se mostrava forte, usava desse meio para convencer todos a ficar do seu lado, oferecendo segurança contra o medo dos meninos, quando os mesmos começaram a desacreditar nessa ameaça, o próprio Jack criou uma propaganda forte em torno do acontecimento, manipulando os outros de modo que o medo ainda continue e que seria sensato seguir o grupo para também se proteger desse perigo que os amedrontavam, ele sempre tentava persuadir o outro grupo com