Analise Critica do Filme: O Triunfo
Tema: Educação
Aluno: Rafael Lopes Turma: Redes de Computadores 2013.2 Turno: Noite
Na película pudemos ver a superação e a determinação tanto do protagonista (professor) como dos alunos e de suas respectivas famílias considerando que o ensino é um elo fundamental na vida de uma criança. Ao longo da história notamos que a desmotivação pode vir da própria família, a qual, muitas vezes, não acredita na capacidade e criatividade dos mesmos; porém, tudo isso pode ser apenas falta de compreensão e diálogo devido a fatores externos como problemas familiares, más influências, falta de tempo para se dedicar aos estudos, entre outros.
A interação do professor com o convívio pessoal dos alunos, claro que, estabelecendo os limites pessoais necessários, coloca que a partir do momento que eles estão envolvidos entre si seriam como uma família, elevando assim a motivação dos alunos para que possam acreditar tanto em si mesmos quanto se espelhar no próprio professor, vendo que o que ele coloca em prática é a teoria que ele repassa; ou seja, ele vivencia o que fala.
Assim, o papel do professor na formação do aluno não somente como aprendiz e profissional, mas também como cidadão, é um fator primordial para um melhor desempenho do mesmo. No filme, o professor se utiliza de dinâmicas baseadas na realidade diária dos alunos trazendo esta realidade para dentro da aula engajando o aprendizado com as diferenças daquele meio.
Logo, concluímos que os alunos não devem ir para a escola para aprender sozinhos, e sim, devem vir de casa com seus princípios e valores dados por suas famílias em conjunto com o ensino dado na escola, ambas devendo ensinar bons modos e conhecimento, a fim de formar uma sociedade melhor.