Analise clemente romano: aos corintios
Análise: Clemente Romano. Aos Coríntios...............................................................2
Análise: Clemente Romano. Aos Coríntios
A carta escrita pelo Clemente Romano a comunidade de Corintos, trata de assuntos muito importantes e foi considerada como canônica por algumas Igrejas devido à reverência a ela tributada. Esta carta está dividida em 65 capítulos, proveniente do Codex Alexandrinus (cap. 1 a 58), e complementada com o manuscrito de Jerusalém, descoberto em 1875. Hoje, porém, a autenticidade dos 65 capítulos não é mais postos em dúvida.
A carta escrita à comunidade de Corinto, devido ao grande problema que aquela comunidade estava enfrentando teve um motivo especifico, alguns agitadores colocaram os fieis contra os presbíteros e destituirão alguns presbíteros do seu cargo, uma grande evidência da adversidade que acontecia na comunidade era a questão do ciúme, que acontecia no meio deles. O papa Clemente Romano, interfere e prega a paz e o respeito à hierarquia.
A carta segue então com instruções para resgatar a paz através dos conceitos bíblicos de uma vida cristã digna e para controlar a questão da hierarquia na comunidade e a vivência comunitária cristã.
A carta aborda alguns pontos importantes, como: A virtude necessária para um cristão; exemplos do Cristo, profetas e patriarcas; organização eclesial; doutrinas.
Nos primeiros capítulos da carta mais especificamente no cap. 1 até o cap. 6 segue uma introdução, onde Clemente traz a lembrança da comunidade o que os preceitos cristãos ensinam com respeito de como deve ser a conduta para aqueles que são adeptos do movimento cristão. Ele fala sobre amor, compaixão, misericórdia, piedade, humildade entre outras características que aquela comunidade deveria apresentar pelo fato de serem seguidores de Jesus. O primeiro capitulo deixa evidente que o motivo da carta esta sendo escrita é pela falta de observância dos conceitos