analise cinderela
CENTRO D CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL
DISCIPLINA: LITERATURA INFANTO-JUVENIL
PROFESSORA: Stela Maria Viana Brito
ALUNA:
Analise do conto cinderela
Situação inicial: Era uma vez uma moça, meiga e bondosa, que morava junto com a madrasta e suas duas irmãs, filhas apenas da madrasta. Seu pai havia se casado pela segunda vez, pois sua primeira esposa havia morrido. A madrasta fazia ela trabalhar duro, realizando os trabalhos mais sujos da casa. Além disso, exigia que ela dormisse no sótão, enquanto suas irmãs dormiam em quartos com chão encerado.
Herói: O príncipe
Vilã: A madrasta e suas duas filhas
Conflito: Houve um baile, no qual Cinderela não poderia ir, pois não era considerada uma pessoa importante e, além disso, não tinha roupas apropriadas para um baile no qual o filho do rei escolheria uma moça para casar.
Objetos mágicos: Fada madrinha, varinha mágica, abobora (que se transforma em carruagem), camundongos (que se transformam em cavalos), rato com bigode fino (o cocheiro), lagartos (se transformaram em lacaios), farrapos que usava ( os transformou em um vestido de ouro e prata, com pedras preciosas).
Solução final: Ao chegar em casa, o encanto havia acabado.Quando suas irmãs chegaram, relataram o baile tal qual havia acontecido. Alguns dias depois o príncipe anunciou que se casaria com a moça cujo pé se encaixou perfeitamente no sapatinho de cristal que pertencia a moça com a qual ele havia dançado na noite do baile. Todas as moças do reino experimentaram o sapatinho mais ele não servia em nenhuma delas. Então chegou um mensageiro na casa da cinderela para experimentar o sapato em todas as moças da casa. Suas irmãs tentaram experimentar, mais o sapatinho não serviu em nenhuma delas. Sendo assim cinderela pediu para experimentar, e serviu perfeitamente em seu pé, assim ela retirou o sapatinho de cristal que estava em seu bolso e imediatamente a fada madrinha apareceu, transformou suas roupas