Analise cientifica
Por Waldeci Moraes* Título original: Lorenzo's Oil. Lançamento: 1992 (EUA). Direção: George Miller. Atores: Susan Sarandon, Nick Nolte, Peter Ustinov, Kathleen Wilhoite. Duração: 135 min. Gênero: Drama. Distribuição: Universal.
Endereço do artigo: http://wqmoraes.blogspot.com.br
• Resumo do filme: Augusto Odone (Nick Nolte) e Michaela Odone (Susan Sarandon) são os pais de um garoto (Lorenzo) que é portador de uma rara doença cerebral (ALD). Frustrados pelos médicos não terem o diagnóstico para uma doença tão grave, eles começam a pesquisar e a estudar por conta própria sobre tão fatídica doença, tentando encontrar uma cura para o filho. Essa pesquisa leva-os aos caminhos trilhados pelos pesquisadores científicos. Suas descobertas revolucionam o diagnóstico e tratamento da ALD, na época, causando um verdadeiro alvoroço na comunidade científica e nos pais de crianças portadoras da síndrome. A trama também mostra outra vertente bastante significativa, pois reflete os padrões e até mesmo as limitações impostas pela ciência convencional.
Segundo Christian Leville em seu livro “A Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas, cap 1: o nascimento do saber científico” a pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico.
A Pesquisa A pesquisa sempre parte de um problema, de urna interrogação (na questão aqui apresentada, a doença congênita de ALD) uma situação para a qual o repertório de conhecimento disponível não gera resposta adequada. Para solucionar esse problema são levantadas hipóteses que podem ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa. Portanto, toda pesquisa baseia-se em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigação. Em relação a esses