ANALISE CARGA E DESCARGA CAPACITORES E INDUTORES
ENG04031 – ANÁLISE DE CIRCUITOS II
PERÍODO LETIVO: 2013/1
- LABORATÓRIO 3CONDIÇÕES INICIAIS E FINAIS DE CARGA E DESCARGA EM
CAPACITORES E INDUTORES
GRUPO: GABRIEL
FELIPE
PROFESSOR : ALCEU
TURMA: B
PORTO ALEGRE, 5 DE ABRIL DE 2013
Objetivo do laboratório:
Estudar o comportamento ao longo do tempo das tensões e correntes observadas em capacitores e indutores. Em especial, analisar os valores finais e iniciais destas grandezas. 1) Condições Iniciais e Finais de Carga em Capacitores
Conceitos importantes:
A representação clássica de um capacitor exemplifica de forma simples seu modelo. Seu
símbolo
são
duas
placas
condutoras
em
paralelo.
A aplicação de tensão aos terminais de um capacitor não faz com que haja transporte de carga através do material dielétrico (isolante) que separa as placas.
O encarregado de realizar o deslocamento de carga é o campo elétrico gerado pela diferença de potencial nos terminais.
A medida que a tensão varia com o tempo, o deslocamento de carrga também varia, matematicamente isso se traduz como:
A equação acima informa que se a tensão nos terminais do componente for constante, a corrente no capacitor é zero. Consequentemente, o capacitor comporta-se como uma malha aberta nesta situação.
1.1)
No primeiro ensaio, com o auxílio de uma matriz de contatos, montamos o circuito abaixo ajustando a fonte V1 de alimentação para +12V cc.
V1 = +12V
R1 = 100,5Ω
C1 = 4,443µF
C2 = 2,310µF
*Observação1: Os valores de C1 e C2 foram medidos com um multímetro de alta precisão. (Synthesized In-Circuit LCR/ESR Meters).
*Observação2: Em todas as medições de tensão sobre capacitores nesta atividade prática tivemos o cuidado de coletar as informações de maneira instantânea, isto é, utilizando o modo Record do multímetro tocamos brevemente os terminais dos componentes e tomamos o valor de pico registrado. A seguir, repetimos todos os