Analise canonica
Trabalho prático # 4
Data de início: 11/10/2011
Data de entrega: 20/10/2011
A Omega, uma multinacional do ramo de tecnologias hospitalares para testagem de vários parâmetros médicos (hemoglobina, Celulas CD4, etc) esta interessada em desenvolver uma regra de classificação para as diferentes tecnologias (produtos) por eles fornecidos, com base numa série de atributos, por forma a definir novos clientes a nível mundial.
Para tal, procedeu-se uma sondagem junto dos potenciais clientes, medindo as percepções destes em relação ao preço, a disponibilidade de reagentes, consumiveis e acessorios, aos procedimentos de testagem e outras especificações (manuntenção, etc). As percepções foram medidas numa escala métrica de 0 à 5, com 0 sendo muito mau e 5 muito bom. Três produtos para testar o nível de hemoglobina no sangue foram usadas na pesquisa:ITC HgB Pro, HemoPoint H2 e i-STAT. As variáveis usadas são:
# variável
1
Nome da variável
Preço
2
Reagentes
3
Testagem
4
Outros
5
Produtos
Descrição
Percepção sobre o preço do produto aplicado Percepção sobre a disponibilidade (no mercado) dos reagentes, consumiveis e acessórios do produto (tecnologia)
Percepção sobre o metódo e procedimentos para testagem.
Percepção sobre outro atributos dos produtos, como facil manuntenção, cadeia de distribuição ou fornecedores e a instalação da tecnologia.
Produtos ou tecnologias oferecidas pela firma para verificação de hemoglobina:1=
ITC HgB Pro, 2= HemoPoint H2 e 3= i-STAT
A base de dados pode ser encontrada no ficheiro Tecnologias.sav
Questões a considerar:
1) Qual proporção da variação é explicado por cada uma das dimensões identificadas. 2) Quantas dimensões são significativas para descrever as diferenças entre os produtos.
3) Qual a percentagem da variação em cada função discriminante é explicada pelos produtos?
4) Identifique as variáveis que podem definir cada função discriminante. 5) Quais são os centroides de cada grupo definido pelas funções