Analisar soluções e medidas para falta de ética em processos Seletivos.
Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: Analisar soluções e medidas para falta de ética em processos Seletivos.
Disciplina: Recrutamento e seleção
Turma: GRSLEAD
Introdução
Durante o processo seletivo, alguns profissionais de Seleção de Pessoal – geralmente Psicólogos, não tem agido de maneira ética, tratando mal ou às vezes humilhando os candidatos ao emprego.
Muitos desses candidatos estão com a baixa autoestima devido ao desemprego frente aos amigos, ex-colegas, alguns parentes e quando são tratados com indiferença, frieza, arrogância, Mau humor, falta de respeito e também quando efetuam dinâmicas de grupo constrangedoras, agressivas e/ou invasivas, os candidatos podem evoluir o seu estado psicológico para a depressão e finalmente ao desespero.
Diante dessa situação estaremos analisando as soluções e medidas preventivas para a falta de ética em processos seletivos.
Soluções para a falta de ética em processos seletivos
É necessário que o selecionador seja ele, um profissional do Departamento Seleção de Pessoal ou um Psicólogo, efetue um tratamento amistoso, cordial e que tenha uma comunicação profissional, para que possa amenizar a frustração do candidato.
Uma solução para falta de ética no processo seletivo seria a reciclagem do profissional (Selecionador) sobre respeito humano, cidadania, sentimentos, afetividade, generosidade, paz e de solidariedade.
Outra solução seria efetuar uma Dinâmica de Grupo com os selecionadores e colocando os mesmos, nas situações colocadas na introdução deste, infelizmente algumas pessoas necessitam passar por tais situações para que possam ver e principalmente corrigir os seus erros e/ou falhas.
É importante lembrar que o código de ética do Psicólogo prevê que:
Art. 2º - Ao Psicólogo é vedado:
e) induzir a convicções políticas, filosóficas, morais ou religiosas, quando do exercício de suas funções profissionais;
n) estabelecer com a pessoa do atendido relacionamento que