ANALISANDO O AMBIENTE
Análise Ambiental é a prática de rastrear as mudanças no ambiente que possam afetar a organização e seus mercados. Exemplos: Com que frequência a família média janta ou almoça fora? Que leis podem afetar a escolha de determinada embalagem? A demanda por espaço em escritórios tende a aumentar? Os concorrentes estão planejando mudanças na sua logística?
Os profissionais de marketing devem examinar todas as dimensões do ambiente externo. As informações resultantes podem ajuda-los a identificar as oportunidades para servir melhor seus mercados, criando valor superior. A análise também pode ajudar a identificar ameaças a capacidade de uma organização em manter sua vantagem competitiva, sobreviver e prosperar.
Âmbito da análise ambiental.
Poucas organizações podem se dar ao luxo de limitar sua visão do ambiente ao pais em que estão sediadas pois até mesmo organizações que comercializam apenas localmente podem ter concorrentes globais. Os profissionais modernos de marketing precisam adotar uma visão global do ambiente externo.
AMBIENTE ECONOMICO
Os mercados exigem que exista poder de compra além das pessoas. O poder de compra existente em uma economia depende da renda atual, preços, poupanças, empréstimos e disponibilidade de créditos. As empresas devem prestar muita atenção as principais tendências nos padrões de renda e de gastos em bens de consumo.
Distribuição de Renda
As nações variam muito no nível e na distribuição de renda. Um determinante importante é a estrutura industrial do país. Há cerca de quatro tipos de estruturas industriais:
- Economias de subsistência (produzem, consomem e trocam o restante da produção)
- Economias exportadoras de matérias-primas (grande parte da renda provém da exportação de determinado recurso)
- Economia em fase de industrialização (fabricação = 10 a 20% PIB)
- Economias industrializadas (exportam bens manufaturados em troca de matérias-primas ou produtos semi-acabados).
A distribuição