Analine
Recém-nascido é a fase da vida do bebê desde o nascimento até atingir os 28 dias. Nesta fase o cérebro do bebê tem um terço do tamanho de um adulto. Ainda não tem consciência de si e das coisas ao redor. Os recém-nascidos são muito delicados por isso precisam de suavidade ao serem acariciados, embalados, abraçados ou seguros. São muito sensíveis a sons, cheiros, por isso para sentirem-se seguros precisam de ambientes silenciosos e sem odores fortes. Músicas suaves e em baixo volume podem ser usadas quando estiverem acordados. Sua alimentação ideal é exclusiva de leite materno.
Desenvolvimento
O parto também é um momento doloroso para o bebê. O primeiro desafio do recém-nascido é respirar. As alterações que ocorrem logo após o nascimento e que preparam o bebê para a vida dão-se por instinto. As primeiras horas de vida do recém-nascido são horas de grandes mudanças: é o momento em que todos os órgãos se adaptam à vida fora do útero. Os pulmões nunca respiraram e, ao nascer, ainda estão cheios de líquido amniótico que os protegeu durante 9 meses. Ao nascer, o coração do bebé é bem pequenino (tem o tamanho de uma noz) mas já pulsava no útero à 8 meses.
No útero, o coração desvia o sangue dos pulmões, ainda inativos. Agora que os pulmões já funcionam, os orifícios, um na aorta e outro no coração, fecham-se. O coração funciona agora normalmente, bombeando o sangue para todo o organismo.
Ao nascer, o sistema digestivo do bebé está pronto para se auto-limpar libertando espaço para a sua primeira refeição. A temperatura dentro do útero é estável e mantém-se nuns confortáveis 38ºC.
Agora, o bebê tem que se adaptar ao meio e desenvolver formas de responder adequadamente às variações de temperatura. A perda de calor faz-se, sobretudo, pela cabeça e é este o motivo pelo qual todos os bebés usam gorros, mesmo quando nascem numa estação mais quente. A visão ainda é rudimentar e não está completamente desenvolvida. Até