Anafilaxia
Rev. bras. alerg. imunopatol.
Copyright © 2006 by ASBAI
ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO
Anafilaxia: guia prático para o manejo
Anaphylaxis: practical guide for management
Luiz Antonio G. Bernd1, Dirceu Solé2, Antônio C. Pastorino3,
Evandro A. do Prado4, Fábio F. Morato Castro5, Maria Cândida V Rizzo6,
Nelson A. Rosário Filho7, Wilson T. Aun8
Resumo
Abstract
Anafilaxia representa uma das mais dramáticas condições clínicas de emergência médica. Tanto pela imprevisibilidade de aparecimento como pelo potencial de gravidade, anafilaxia determina imenso impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas, dos seus familiares e circunstantes.
O estudo e a avaliação de casos de anafilaxia sempre foi preocupação da especialidade de Imunoalergologia. No dia-adia dos ambulatórios de Alergia e Imunologia Clínica são vistas regularmente pessoas que sofreram reações alérgicas agudas graves e que necessitam de orientação especializada. Não é raro observar-se que algumas sofreram reações repetidas sem receber a orientação de procurar atendimento especializado.
Cada crise representa risco, que é variável dependendo das características do paciente e do agente desencadeante. A falta de informação adequada contribui para aumentar a chance de novas ocorrências.
O Manejo prático da anafilaxia tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre anafilaxia entre médicos e profissionais da saúde, pacientes e familiares, escolas e professores, assim como, autoridades de saúde pública. Este documento não é um protocolo de atendimento a pacientes com reações anafiláticas, nem pretende formular rotinas clínicas. Nele está contido de forma concisa o conhecimento atual sobre o tema e a experiência pessoal de especialistas no manejo dessas situações.
Aborda-se o diagnóstico e tratamento emergencial, assim como, a avaliação e tratamento pós-crise. Cuidados básicos e atitudes preventivas são também consideradas.
Rev. bras. alerg. imunopatol. 2006;