anabolizantes
5. Justificativa
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, entidade que entre suas ações incentiva o estudo e a pesquisa nesse campo, define os esteroides androgênicos anabólicos, mais conhecidos como anabolizantes, como um produto derivado principalmente da testosterona, hormônio responsável por muitas características que diferem homem e mulher. Estes atuam no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular. Continue lendo
Sobre o uso de anabolizantes, é pertinente abordar a entrevista da atriz Maria Melilo, ex participante e vencedora do reallity show Big Brother Brasil (BBB) do ano de 2011. Nessa entrevista, divulgada no Programa Fantástico, exibido pela Rede Globo no dia 10/11/2013, Maria Melilo revelou ter feito uso de anabolizantes dos 20 aos 27 anos de idade. Na sua opinião, essas substâncias podem ter ajudado a desenvolver o câncer de fígado, o qual ela se recupera após cirurgia.
Assim, a partir da entrevista de uma pessoa pública, a qual trouxe a tona um assunto que está presente no dia a dia de muitos de nossos alunos do ensino médio, será abordado o assunto: o uso de anabolizantes.
Nesta sequência de aulas será proposto uma comparação entre o uso/abuso indiscriminado e o uso com indicação médica de anabolizantes. A discussão colocará o uso de anabolizantes em duas perspectivas: como “mocinho” e como “vilão”. Tal proposta baseia-se em literatura de referência na área médica e visa esclarecer o uso de anabólicos em situações positivas e negativas. Ao final desses debates (por meio de um júri simulado) espera-se que os alunos estejam aptos a argumentar sobre anabolizantes sobre as duas perspectivas supracitadas.
1ª Aula
O professor iniciará essa sequência de aulas sobre a comparação entre o uso/abuso indiscriminado e o uso com indicação médica de anabolizantes escrevendo no quadro ou na lousa digital as seguintes perguntas.
O que é um