Anabolizantes
O que são?
Os esteróides anabolizantes, também conhecidos como anabolizantes, esteróides anabolizantes androgênicos ou bombas – são substitutos sintéticos do hormônio masculino testosterona fabricado pelos testículos. Os anabolizantes promovem dois efeitos:
►o anabólico - leva ao crescimento da musculatura
►o androgênico - leva ao desenvolvimento das características sexuais masculinas, tais como barba, pêlos, voz grossa.
Os anabolizantes possuem vários usos clínicos, nos quais sua função principal é a reposição da testosterona nos casos em que, por algum motivo de doença, tenha ocorrido um déficit.
A propriedade dessas drogas de aumentar os músculos tem feito com que atletas ou pessoas que querem melhorar o desempenho e a aparência física utilizem anabolizantes sem necessidade médica,. Esse uso estético não é médico, portanto é ilegal e ainda acarreta problemas à saúde.
Os anabolizantes podem ser tomados na forma de comprimidos ou injeções. Seu uso ilícito é iniciado com uma dose menor, aumentada com o tempo, levando os indivíduos a utilizar centenas de doses a mais do que aquela normalmente recomendada em caso de deficiência de testosterona. Essa prática é denominada de pirâmide.
Freqüentemente, os usuários combinam diferentes esteróides, supondo que a interação de vários anabolizantes produziria um aumento maior da musculatura. Outra forma de uso dessas drogas é tomá-las durante ciclos de 6 a 12 semanas ou mais e, depois, parar por um tempo semelhante e começar novamente. Esse tempo sem droga, acredita o usuário, garantirá ao sistema hormonal recuperar-se, no entanto esta crença é um engano.
Alguns usuários chegam a utilizar produtos veterinários, à base de esteróides, sobre os quais não se tem nenhuma idéia dos riscos do uso em humanos.
Histórico
O primeiro uso não médico dos esteróides anabolizantes foi feito por soldados alemães na II Guerra Mundial, com o intuito de aumentar a agressividade. Os anos 50 marcaram