Anabolizantes
Origem
Anabolizantes são versões sintéticas do hormônio masculino chamado testosterona e são produzidos em laboratórios.
Efeitos
São comumente utilizados por pessoas na faixa etária entre 18 a 35 anos, pessoas essas que buscam aumento de massa muscular e uma possível resistência física e força. Pode ser apresentado um aumento de peso corporal assim como da pressão sanguínea, Insônia, irritabilidade, agressividade, inchaço facial, acne, amarelamento da pele e dos olhos, calvície prematura, hiperatividade, alterações de humor incluindo grandes explosões nervosas, tremores pelo corpo, retenção de líquidos, redução do Colesterol "Bom" do organismo (o HDL).
Uso Indiscriminado
Nos homens pode ocorrer a redução do tamanho dos testículos assim como do número dos espermatozóides e ainda a falta de fertilidade. Pode haver o desenvolvimento de seios (mamas), aumento da próstata e problemas urinários. Já nas mulheres, pode-se presenciar uma voz mais grossa, uma diminuição do tamanho dos seios e pode-se ainda presenciar um aumento da presença de pêlos, por exemplo, na face.
Doping
Doping, ou mais propriamente dopagem é o uso de qualquer substância proibida pela regulamentação esportiva, usada com a finalidade de aumentar artificialmente o desempenho físico e/ou mental. Incluem-se na definição, alguns métodos proibidos, como a dopagem sanguínea (autohemotransfusão) e a manipulação enganosa das amostras do material coletado.
Controle Antidoping
O controle antidoping é uma área importante, já que o esporte é hoje em dia um fenômeno que move milhões, pelo que a verdade esportiva deve estar sempre presente. Com o controlo pretende-se:- Preservar a ética esportiva.- Garantir a saúde física e mental dos atletas.- Garantir que todos os atletas vão equitativamente para cada evento esportivoOs atletas que se recusem a comparecer a um controle antidoping, bem como os atletas que apresentem níveis de substâncias proibidas acima dos limites, estão violando as