Estágios do desenvolvimento
Sensório-motor: de 0 a 2 anos;
Estágio pré-operatório: dos 2 aos 7 anos;
Estágio das operações concretas: dos 7 aos 11 anos aproximadamente;
Estágio das operações formais: dos 11 anos em diante.
Sensório-motor Conhecimento Físico: Por ser um período em que a criança mais se desenvolve, esse conhecimento é concebido através de objetos levados a boca, do cheiro, do tato, ou seja, dos sentidos que ela esta começando a conhecer.
Conhecimento lógico-matemático: Acontece com as relações mentais sobre o espaço e causalidade estabelecidas pela criança, ou seja, quando a criança percebe que terá que andar ou se esticar um pouco para alcançar um objeto de desejo.
Conhecimento social-arbitrário: Quando, no final do estágio senso-motor, a criança começa a ter um social com a pessoa que a cuida.
Estágio pré-operatório Conhecimento Físico: Acontece quando a criança, por exemplo, assemelha uma vassoura com um cavalo (o uso do ‘faz de conta’).
Conhecimento lógico-matemático: Quando imita um adulto falando ou brigando com alguém.
Conhecimento social-arbitrário: o início do estágio, a criança passa pela fase do egocentrismo, ou seja, mesmo estando atenta ao mundo, ainda esta presa ao mesmo. Logo, mais para os seis, sete anos, a criança sofre transformações em relação a esse comportamento e a fala passa a ter sentido de comunicação social.
Estágio das operações concretas Conhecimento Físico: Acontece um aprimoramento do estágio anterior.
Conhecimento lógico-matemático: Já é capaz de resolver problemas, acompanhar transformações e reversibilidades.
Conhecimento social-arbitrário: Já valida o ponto de vista das outras pessoas, não sendo mais egocêntrico. A criança já possui noção de julgamento, analisando conceitos morais, regras, mentiras, certo, errado, justiça.
Estágio das operações formais Conhecimento Físico: Também é um aprimoramento do estágio pré-operatório.
Conhecimento lógico-matemático: Já tem uma visão maior na solução de todos os