Anabolizantes
O que é?
Os esteróides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS - do inglês Anabolic Androgenic Steroids), também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular eósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. Atualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética, inclusive adolescentes. Os diferentes esteróides androgênicos anabólicos têm combinações variadas de propriedades androgênicas e anabólicas. Anabolismo é o processo metabólico que constrói moléculas maiores a partir de outras menores.
Uso terapêutico.
O uso do esteróide anabolizante como o Decanoato de Nandrolona, comercialmente conhecido como Deca-Durabolin pode ser usado como um adjuvante para a fisioterapia cárdio-respiratória, pelos fisioterapeutas intensivistas, em pacientes internados e acamados, pois são os mais suscetíveis a complicações causadas pelo repouso prolongado no leito durante a hospitalização, porque ocorre a redução da massa magra em torno de 40% e a utilização do esteróide anabolizante, promove o aumento da síntese protéica, diminuição da fadiga, aumenta a retenção de glicogênio, favorece o metabolismo dos aminoácidos, inibe a atuação do cortizol, que é liberado pelo stress e aumenta a força de contratilidade muscular, que durante a reabilitação cárdio-pulmonar aumenta a capacidade aos exercícios e como conseqüência promove o treinamento muscular ventilatório, facilitando no desmame da ventilação mecânica.
Uso excessivo.
O uso abusivo de esteróides pode levar a tremores, acne grave, retenção hídrica, dores nas articulações, aumento da pressão sangüínea, alteração do metabolismo do