AN LISE URBANA E COMPOSI O DA PAISAGEM I
COMPOSIÇÃO DA
PAISAGEM I
MOBILIARIOS URBABAMOS E DESENHO URBANO
MOBILIÁRIOS URBANOS
Mobiliário urbano é um termo coletivo para objetos e equipamentos instalados em ruas e estradas para diversos propósitos . De modo geral, são peças e equipamentos instalados em meio público, para uso dos cidadãos ou como suporte às redes urbanas fundamentais, tais como: rede de água, rede de luz e energia, caixas de coleta de Correios, lixeiras e coletores diversos, etc.
Não há consenso absoluto do que pode ser definido como mobiliário, e a legislação sobre o assunto varia em cada município. Mas entre alguns exemplos de mobiliário urbano, podemos citar: abrigos e pontos de ônibus, pontos de táxi, caixas de coleta de correio, hidrantes , armários da rede telefônica, armários da rede elétrica, bancos, vasos, lixeiras, postes de iluminação, postes da rede elétrica, postes de sinalização, apoios de bicicletas, divisores, guias e balizadores
(fradinhos, pilones, etc), fontes, bancas de jornal, bancas de flores e relógios.
Projeto LentSpace em Nova York- Muro móvel que pode ser aberto em diferentes ângulos para funcionar como bancas ou painéis de exposição.
Mobiliário urbano se adaptando as áreas verdes.
• Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) mobiliário urbano se define como“ os objetos, elementos e pequenas construções integrantes da paisagem urbana, de natureza utilitária ou não, implantados mediante autorização do poder público em espaços públicos e privados”
(ABNT, 1986, p.1).
• Segundo legislação brasileira, por meio da Lei 10.098/2000 mobiliário urbano é “conjunto de objetos presentes nas vias e espaços públicos, superpostos ou adicionados aos elementos da urbanização ou da edificação” (BRASIL, 2000).
Espreguiçadeira, totalmente adaptado as áreas verdes.
Banco flutuante.
Acento e Mesa
Conforme a classificação feita pela ABNT, identificaremos apenas por sua função dentro da dimensão urbana. As funções apresentadas são:
Circulação e