An Lise Revista ISTO
ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS
COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
ERICK SCALABRIN
FABIANO CARLOS DA SILVA
GABRIELA LUQUE
TATIELE BRISOLA
AGENDA-SETTING
Análise da revista “ISTOÉ”
JOAÇABA
2014
ERICK SCALABRIN
FABIANO CARLOS DA SILVA
GABRIELA LUQUE
TATIELE BRISOLA
AGENDA-SETTING
Análise da revista “ISTOÉ”
Análise apresentada como requisito parcial para a aprovação na disciplina Teoria da Comunicação II, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Área das Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba.
Orientador: Marcio Giusti Trevisol.
JOAÇABA
2014
1. INTRODUÇÃO
Desde que a comunicação se tornou global podemos identificar as inúmeras formas com que ela nos influencia e assim refletir quanto a esse poder que exerce sobre as estruturas sociais e seus indivíduos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a forma como os meios de comunicação produzem as notícias e quais fatores influenciam na escolha delas, utilizando as seguintes categorias de análise: nível de interesse das notícias e sua duração; proximidade; relevância; valor-notícia; entretenimento.
1.1 OBJETIVOS
Analisar as edições do mês da Agosto da revista ISTOÉ.
Classificar as matérias presentes em cada edição conforme a teoria do agendamento.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Para entendermos a agenda-setting, precisamos primeiramente refletir sobre a globalização da comunicação e suas influências sobre a sociedade atual. Comparando a atualidade com outros tempos, percebe-se a facilidade que temos em adquirir conhecimento e informação sobre diversos assuntos, lugares, culturas etc.
A agenda-setting utiliza a globalização para manipular as informações, de forma em que pode enfatizar acontecimentos criando importância para o mesmo, ascender a fama de uma personalidade ou destruí-la, tematizar assuntos, entre outras inúmeras possibilidades. Abaixo,