An Lise Metalografica
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
RODRIGO MEIRELES SANTANA
RELATÓRIO DE METALOGRÁFIA
SÃO LEOPOLDO
2015
1. Objetivo
Este relatório tem como objetivo descrever os procedimentos e conceitos gerais aplicados no polimento e ataque químico das amostras e na analise metalografica das microestruturas dos corpos de prova previamente preparados nas etapas descritas no relatório anterior.
A análise metalografica abordada nesse relatório será de origem microestrutural, o processo para visualização da microestrutura utilizada foi por microscópio de reflexão.
Os materiais que serão citados nesse relatório são: 1020 normalizado, 1045 normalizado, 1020 recozido e 1045 recozido.
2. Revisão bibliográfica
A metalografia estuda e interpreta a estrutura interna dos metais e das suas ligas, assim como as relações entre a sua composição química, as suas propriedades físicas e as suas características mecânicas.
A Metalografia é aplicada principalmente na investigação e desenvolvimento em laboratórios mecânicos e metalúrgicos.
É também utilizada em ambiente produtivo como suporte ao Controlo de Qualidade de materiais.
3. Metodologia
3.1 Polimento
Operação pós lixamento que visa um acabamento superficial polido isento de marcas, utiliza para fins abrasivos como pasta de diamante ou alumina. Antes de realizar o polimento deve-se fazer uma limpeza na superfície da amostra, de modo a deixá-la isentam de traços abrasivos, solventes, poeiras e outros. A operação de limpeza pode ser feita simplesmente por lavagem com água, porém, aconselha-se usar líquidos de baixo ponto de ebulição (álcool etílico, fréon líquido, etc.) para que a secagem seja rápida. Para fins acadêmicos existem cinco processos para a obtenção de uma superfície polida isenta de riscos porem será abordado apenas um dos processos, o processo mecânoco. São eles:
Processo mecânico;
Processo semiautomático em sequência;
Processo