AN LISE FILME CLUBE DA LUTA
ANÁLISE DA OBRA
PONTO CENTRAL DO LIVRO:
Se pudéssemos colocar esses homens num campo de treinamento e terminar de educá-los. — O que a arma faz é direcionar a explosão. — Você tem uma classe de mulheres e homens jovens e fortes que estão dispostos a dar a vida por alguma coisa. A publicidade persegue essa gente com carros e roupas desnecessários. As gerações vêm trabalhando em empregos que odeiam, comprando o que não têm a menor necessidade. — Nossa geração não viveu uma grande guerra ou uma grande depressão, mas nós sim, nós vivemos uma grande guerra espiritual. Uma grande revolução contra a cultura. A grande depressão é a nossa vida. Nossa depressão é espiritual.
PROPOSTA:
Vamos acabar com a civilização para construir um mundo melhor.
SOCIEDADE LÍQUIDA / SOCIEDADE DE CONSUMO:
- Por onde passo, vou fazendo rápidas amizades com quem está ao meu lado, em Logan, Krissy e Willow Run.
- Os jovens querem impressionar o mundo comprando um monte de coisas — continuou o porteiro (...)O porteiro aproximou-se de mim e disse: — Os jovens não sabem o que querem da vida (...)— Os jovens pensam que são donos do mundo (...)— Quem não sabe o que quer acaba tendo o que não quer — continuou o porteiro.
-Não sou o único escravo do instinto doméstico. Conheço pessoas que já se sentaram na privada com uma revista de sacanagem e hoje se sentam com um catálogo da IKEA.
- O que mais me encanta nas viagens é que em todos os lugares a que vou, tudo é pequenino. Vou para o hotel, sabãozinho, xampuzinho, tabletinho individual de manteiga, toalhinha úmida e escova de dentes de uso único. - A nossa cultura nos tornou todos iguais. Mas ninguém é mais branco, mais preto ou mais rico. Todos queremos a mesma coisa. Individualmente, não somos nada. - Você compra móveis. E pensa, este é o último sofá que vou comprar na vida. Compra o sofá, e por um par de anos fica satisfeito porque, aconteça o que acontecer, ao menos tem o seu sofá. Depois precisa de um bom