An Lise Do Processo Decis Rio Executivo
- Os processos cognitivos definidos por Cohen, são entendidos como sendo a percepção das informações pelos atores que terminam por ser transformadas em escolhas, sendo essas adequadas ou não. Essa percepção pode induzir ao erro devido ao fato do ator não ser capaz de abranger todos os aspectos de determinada situação. Baseando-se essa definição ao filme, podemos relaciona-la em diversos momentos, tais como a ligação de um certo agente da KGB com a autoridade soviética assim como a existência de certa carta, supostamente enviada de Kruchov ao presidente Kennedy contendo termos de negociação. Nenhuma dessas situações podia ser confirmada pelas autoridades norte americanas, portanto essas baseavem-se em suas percepções para decidirem se davam ou não credito a esses acontecimentos. A maior parte dos acontecimentos da Crise dos Misseis retratada no filme é guiada pela percepção dos atores mediante a situação corrente.
As decisões muitas vezes não encontravam o consenso de todos, pois cada membro participante da Crise possuía suas crenças e seu “mapa de orientação” como usado por alguns autores. E essas crenças por não serem estáticas, estavam sujeitas a mudanças frente a novas evidencias que as fizessem se opor ao pensamento inicial. No filme vimos isso ocorrer diversas vezes, pois o presidente inicialmente dava uma ordem mas quando sofria pressão do Congresso ou de seus conselheiros, ficava na duvida quanto a primeira decisão tomada.
Esse processo é criticados por diversos autores devido a suas falhas pois a percepção e as crenças podem levar a decisões equivocadas. Novamente podemos citar o momento do filme em que a carta é entregue ao presidente Kennedy, que juntamente com as outras autoridades chegaram a uma conclusão que mais tarde provou-se errada.
Outro ponto do autor citando Jervis destaca a importância de experiências e ações tomadas no passado que podem levar a negação de certas ações que