An Lise Do Filme 12 Homens E Uma Senten A
Até o momento em que o filme foi projetado, que inferências você faz sobre os personagens em relação a percepção, emoções, valores e motivações dos mesmos.
O jurado número 5, ou o homem que era do cortiço, tem características e possibilidades de percepções muito interessantes.
No inicio do filme ele se mostra mais retraído, e vota culpado na votação aberta, no entanto não se sente a vontade para justificar seu voto, diante desta situação analisamos que no fundo, aquele homem estava em dúvida. Parece ainda que essa dúvida era fruto de um sentimento de provável empatia com o réu, que havia origens semelhantes às dele. Ou seja, ele não tinha um argumento baseado em fatos e razões para esboçar, havia na realidade um sentimento e parecia não se sentir confortável em defender uma pessoa baseado nisso.
Ao longo do filme ele dá a impressão de ter uma característica muito similar a todos nós, só consegue falar de um assunto que ele tenha total domínio e embasamento, como quando ele se expressou sobre a maneira de manusear o canivete.
Parece ainda que durante a discussão onde o homem que era dono de um serviço de mensageiro, onde o mesmo demonstrava um extremo preconceito em relação às pessoas vindas de cortiços, despertou uma raiva no jurado 5, uma espécie de sequestro de amigdala ( GOLLEMAN, Daniel). Ou seja, se tratava de algo que o perturbava e que uma vez acessado o fez aflorar suas emoções em uma espécie de explosão raivosa.
Outras características que conseguimos perceber no jurado 5
Perícia Técnica: responde as perguntas com segurança e adiciona conhecimento extra sobre a manipulação do canivete.
Reconhecimento de Padrões: quando identifica e reconhece padrões de comportamento a partir de um conjunto de informações. Por exemplo, quando reconhece que para manipular o canivete necessitaria ter algumas habilidades.
Persuasão: Utiliza de seu conhecimento técnico para influenciar as pessoas.