An Lise De Postos De Trabalho
A análise do posto de trabalho é caracterizada pela descrição do objetivo e de como se executam as tarefas no posto de trabalho, a sua natureza, as qualificações exigidas, condições de trabalho, exigências físicas e psicológica, responsabilidades e autonomia desse posto de trabalho (Rebelo, 2004).
Para comparar os postos de trabalho, existem cinco definições que devem ser preenchidas: o posto de trabalho, a ocupação, a função, a tarefa e a operação. Com o preenchimento destas definições, será possível assim analisar e desenhar os postos de trabalho de uma empresa, e em simultâneo responder às seguintes questões: o que faz o trabalhador? Como faz? Quando faz? Porque faz? Com que faz? Onde faz? Para quê? (Fonseca, 2006)
Para o estudo do nosso caso prático, vamos utilizar o exemplo da empresa Paul Stricker. A empresa em análise atua no mercado português desde 1944. Fundada pelo austríaco Paul Stricker, esta firma da zona centro (em Murtede, distrito de Coimbra) lançou as bases da sua criação especializando-se na reparação de instrumentos de escrita. Nesta altura era somente o próprio Paul e o seu irmão que se dedicavam à atividade1. Pouco tempo depois a empresa lançou sua própria linha de canetas. Subcontratando a produção, o próprio Paul e irmão mais uma vez, encarregavam-se da venda do seu produto e da sua distribuição
A partir de canetas que evoluiu para uma coleção dos artigos de papelaria. Em um certo momento, devido à sua estreita ligação, que começou a vender produtos promocionais, sendo pioneiros desse mercado em Portugal. Na década de 1990, já com o filho de Paul aos comandos do negócio, a Stricker tornou-se a representante exclusiva de algumas das empresas europeias mais relevantes e seus respetivos catálogos no mercado Português. Dado o “boom”, a Paul Stricker sentiu necessidade de alargar o seu quadro de pessoal2.
É neste âmbito que surge a pertinência deste estudo caso, uma vez que, o amadurecimento e