AN LISE DE LIVRO DID TICO PROF VAL
Área: Ciências da Natureza e suas Tecnológicas
Parte: PNLD
Durante a análise do livro, percebemos que a linguagem utilizada é o sócio construtivista, pois, propõe construir o conhecimento baseando-se nas relações do aluno com a realidade, por se tratar de uma linguagem clara e objetiva, com ilustração adequada, os exercícios são facilitadores antes do tema e como diagnóstico é depois do tema. O aspecto da ferramenta tecnológica do livro abrange parcialmente alguns tópicos, pois em alguns temas os conteúdos não estão bem esclarecidos.
No instrumento de avaliação o conteúdo do livro continua de forma tradicional, com perguntas e respostas, orientadas existindo possibilidades de outros campos de pesquisa voltadas ao mesmo tema, para que os alunos tenham novas concepções.
Percebemos que na contextualização do livro de ciências é muito superficial, pois não se aprofunda do tema e a organicidade de conteúdo é tão coerente com o conteúdo exposto no livro, notamos também que o livro tem um grau de complexidade razoável para a série indicada, pois nota-se que as atividades que tem são bem óbvias ao conteúdo.
Ao utilizar o livro de ciências “A escola é nossa” o professor, não consegue memorizar o conteúdo facilmente, por ser um livro que muda de conteúdo rapidamente, acreditamos que isso pode confundir também na memorização dos alunos.
Da mesma maneira como Piaget já afirmou: o ato pedagógico deve ter como fim o pleno desenvolvimento das funções cognitivas do sujeito aprendente, para isso é importante analisar que sala de aula tem-se constituída. Fala-se em sala de aula pelos princípios apresentados no início do estudo, e por ver este espaço como aquele socialmente designado para o ato de aprender, então ele precisa minimante cumprir com sua função social.