An Lise Cr Tica Dos Artigos Fisio Animal
Analise critica dos artigos
Acadêmica: Graciele I. de Morais
Professor: Marcos Roberto Barboza
CIENCIAS BIOLOGICAS- LICENCIATURA
17 de novembro de 2014
CONCENTRAÇÃO IÔNICA PLASMÁTICA E BILIAR DO ‘’CURIMBATÁ’’ PROCHILODUS SCROFA STEINDACHNER EM RELAÇÃO AOS ESTÁDIOS DE REPOUSO E MADURO DO CICLO REPRODUTIVO.
O presente artigo teve como objetivo verificar possíveis diferenças nas concentrações dos íons sódio, potássio, cálcio, magnésio e cloreto, no plasma e na bile, de machos e fêmeas do curimbatá. Variação na concentração iônica plasmática também tem sido relacionada ao sexo e/ou estádio de maturação do animal.
Uma das coisas mais importantes que se deve ter mais aprofundamento é sobre os cátions divalentes, já que regula grande numero de eventos celulares, seu papel é na maturação do oócito e ativação do ovo na fertilização. O peixe utilizado no trabalho é conhecido popularmente no Brasil como curimbatá, corumbatá, curimba e papa-terra.
Os métodos utilizados foram, a captura dos indivíduos, depois retirados sangue com seringas de 5 ml, logo sacrificados, para a retirada dos órgãos, sendo eles a visicula biliar e coletando-se a bile em tubos de ‘’eppendorf’’.
Uma conclusão final indicada foi que no ‘’curimbatá’’, machos e fêmeas em Repouso e Maduros não apresentam variações iônicas plasmáticas, mais á concentração iônica biliar, verificou-se que machos Maduros exibiam mais potássio elevada que os machos em Repouso. Já o magnésio biliar, os resultados foram diferentes, mostraram que machos em Repouso apresentam a concentração mais elevadas que fêmeas em Repouso e Maduras. Íons sódio, cálcio e cloreto não puderam ser observados nenhuma alteração.
Os teores iônicos plasmáticos e biliares nessa espécie de peixe são semelhantes aos descritos para outras espécies, por isso deve-se ter um estudo mais avançado sobre isso.
Caracterização dos Hemócitos de Operários de Nasutitermes coxipoensis
(Holmgren) (Isoptera: