América pré colombiana
São Luís, 09/01/2013
Catherine Colins América I Resumo do texto América Pré-Colombiana
O texto começa com analise de alguns estudiosos que tentam definir a partir de quais parâmetros os agrupamentos pré-colombianos poderiam ser considerados cidades, como distinguir uma cidade de povoamentos não urbanos. O texto é dividido em períodos.
Se considerada a totalidade das características expostas por Hardoy a primeira cidade Meso-americana foi Teotihuacan. É interessante citar que a relação entre o surgimento das cidades e Estados organizados na América à agricultura de regágio não tive sucesso.
A zona cultural denominada de Meso-américa tomou forma em meados do século II, suas fronteiras foram variáveis, sua agricultura pode ser considerada estável, este território era dividido em sub-regiões são elas: Noroeste, Planalto Mexicano, Costa do Golfo do México, Zona Maia e México meridional. Entre as principais características dessa região estão: “a agricultura baseada no bastão de semear e produzir milho, a pirâmides escalonadas ou em degraus, jogos com bola de borracha, sistema numérico vigésimal...”
A cultura olméca e outras culturas contemporâneas presenciou o início de “uma hierarquia sazonal visível”, surgiram os primeiros centros cerimoniais americanos, o culto do jaguar, a escrita, os calendários, formas arcaicas da pirâmide escalonada, jogos rituais com bola de borracha e etc, contudo inexistiam “verdadeiras cidade”.
A região olméca é denominada de “Mesopotâmia Meso-américa” devido a grande quantidade de chuvas e rios. A desta região dieta era baseada no milho feijão e abóbora, sua organização social era relativamente hierarquizada, suas construções são todas religiosas e funerárias, se fazia uso de produtos vindos de outras regiões como basalto, pedra serpentina e jade.
Eles não conheciam o metal, o jade era seu minério mais valioso e vinha de zona distante, eles desenvolveram a escrita e calendário, não