Amém
Automação
Prof. Wanderson Saldanha
1 - Introdução
O desejo de controlar os processos industriais acompanha o homem desde a criação das primeiras máquinas. A presença da automação na economia global e na vida humana diária é crescente, sendo a automação industrial (AI) considerada hoje um instrumento fundamental para a qualidade e a produtividade das empresas.
De natureza multidisciplinar, a AI exige a participação de uma ampla gama de setores do conhecimento humano, como mecânica, eletrônica, elétrica, física, química e informática. Apresenta elevado dinamismo tecnológico, com o lançamento freqüente de produtos inovadores.
Atualmente a automação tornou-se parte do cotidiano com diversas aplicações na área doméstica, comercial e, principalmente, industrial.
Entende-se por automático todo processo que se desenvolve sem a necessidade de intervenção humana (medição, decisão e ação corretiva).
Tabela 1.1 – Aplicações da Automação.
Além das aplicações listadas na tabela 1.1 a automação tem como na agricultura um setor emergente com controle de umidade e temperatura em estufas e controle de irrigação e aplicação de herbicidas.
Novas aplicações de sistemas automáticos, automação, vêm surgindo a cada dia.
1.1. Histórico
A palavra automação está diretamente ligada ao controle automático, ou seja, ações que não dependem da intervenção humana. Isso é discutível, pois a “mão do homem” é necessária indiscutivelmente, pois sem ela não seria possível a implantação de tais processos automáticos, mas a discussão destes conceitos não é um dos objetivos deste texto.
O conceito filosófico para o surgimento da automação é muito antigo, remontando da época de 3500 e 3200 a.C., com a utilização da roda. O objetivo era sempre o mesmo, o de simplificar o trabalho do homem, de forma a substituir o esforço braçal por outros meios e mecanismos, liberando o tempo disponível para outros afazeres, valorizando o tempo útil para as