Amputação
Ilsa Loivamara Andrade
Alexandre Melo Albano
Fabíola Regina de Oliveira
Munique Pistore
Rosane Cemin
Sergiane Basso
Silvana Andrade Ferreira
Caxias do Sul
16/04/2013
INTRODUÇÃO
Entende-se pela NR 7 Programa de controle médico de saúde ocupacional uma norma que visa a segurança do funcionário a fim de evitar acidentes fatais no caso da NR 7.5 primeiros socorros que envolve amputação de membro.
Frisa-se muito pela segurança informando que a empresa ou estabelecimento mantenha seus equipamentos de segurança no prazo de validade correto e em local apropriado, que proporcione treinamento aos funcionários adequado para qualquer emergência, pois saber conduzir em poucos minutos um acidente de amputação pode ser crucial para o sucesso da recuperação do membro e do funcionário ferido.
NR 7 NORMA REGULAMENTADORA 7
PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL
7.5 DOS PRIMEIROS SOCORROS
AMPUTAÇÃO É a separação de um membro ou estrutura do restante do corpo. Pode ser causada por diversos tipos de acidentes. Entre os mais comuns estão os com objetos cortantes (serra elétrica), os acidentes de trânsito (principalmente de moto), a violência, o choque e o esmagamento. Nesse tipo de emergência, a rapidez na busca pelo atendimento é um fator determinante para conter qualquer tipo de infecção e também para o sucesso da reimplantação do membro.
COMO AGIR: * Se for preciso limpar o local da amputação, faça isso com um pano bem limpo e não use nenhuma outra substância; * Faça a compressão do local com força, com um pano limpo para conter o sangue; * Não se esqueça de recolher a parte amputada. Se a distância até o hospital não for longa, enrole-a com um pano limpo e coloque-a dentro de uma sacola plástica limpa; * Se o socorro for demorar mais de 6 horas, enrole a parte amputada em um pano limpo, coloque-a em um pacote plástico bem fechado, e em seguida, ponha o pacote dentro de outra