Exclusão social
PSICOLOGIA
EXCLUSÃO SOCIAL
PROGRAMAS DE COTAS PARA ALUNOS NEGROS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Inclusão Social ou Descrédito à Capacidade dos Negros?
Salvador
2012
PROGRAMAS DE COTAS PARA ALUNOS NEGROS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Inclusão Social ou Descrédito à Capacidade dos Negros?
Pesquisa apresentada à disciplina Exclusão Social do curso de Psicologia da Faculdade da Cidade do Salvador como requisito parcial de avaliação da disciplina exclusão social, sob orientação do Professor Valter da Mata.
Salvador
2012
PROBLEMA
O projeto de pesquisa vem elucidar o tema respondendo a questão proposta “Programas de cotas para alunos negros da Universidade Federal da Bahia: Inclusão social ou descrédito à capacidade dos negros?” com interesse no esclarecimento da questão sugerida a pesquisa tem como intenção principal levantar altercação a respeito do tema que será de substancial importância nos debates sociais envolvendo principalmente a discussão das cotas nas universidades públicas da Bahia.
JUSTIFICATIVA
O trabalho tem a proposta de esclarecer se o sistema de programa de cotas para negros na Universidade Federal da Bahia é realmente uma inserção dos negros à universidade ou se é um descrédito a capacidade dos negros. Existem diversas opiniões a respeito do tema proposto, questionando o verdadeiro valor do sistema de cotas para os negros e se este método foi a melhor proposta para amenizar o “abismo” social existente no Brasil, para que os negros tivessem mais oportunidade em ingressar numa faculdade, pois a maioria da população negra não tem renda para ingressar em uma universidade particular. Existem também opiniões que afirmam que as cotas privilegiam os negros e quando os mesmos são a favor do sistema estão subestimando a sua capacidade diante dos brancos. Ao discutir sobre o tema proposto cria-se um questionamento se realmente é necessário ou não o sistema de cotas. Mas diante de uma análise