Amplitude total
De acordo com Crespo (2002), a amplitude total é a diferença entre o maior e o menor valor analisado em uma variável. Vejamos, agora, como calcular amplitude total com dados agrupados e não agrupados.
Amplitude total – dados agrupados Para dados agrupados sem intervalos de classe, a fórmula usada para a identificação da amplitude total é semelhante à utilizada para dados não agrupados. Porém o processo se diferencia porque identificaremos o maior e o menor valor em uma tabela de distribuição de frequência.
No entanto, se nos depararmos com dados agrupados com intervalos de classe, a amplitude total será encontrada pela diferença entre o limite superior da última classe e o limite inferior da primeira classe, conforme pode ser expresso na fórmula a seguir: AT = L(máx) – L(mín)
Cabe ressaltar que no valor obtido para a amplitude total com dados agrupados com intervalos de classe é levado em consideração somente os dois valores extremos da série, descartando qualquer valor intermediário existente. Sendo assim, o valor obtido é somente uma indicação aproximada da dispersão dos dados.
Amplitude total – dados não agrupados
Para dados não agrupados, o cálculo da amplitude total pode ser expresso pela seguinte fórm:
AT = x(máx) – x(mín)
De um modo geral, quanto maior for o valor encontrado para a amplitude total, maior será a discrepância ou a variação entre os valores da variável.
ALUNO: Jackson Augusto de Almeida
Curso: Administração - Noturno
Disciplina: Estatística