amplificador transistorizado
FACULDADE DE ENGENHRIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
PROJETO AMPLIFICADOR
Disciplina: Laboratório Eletrônica II.
Professor: Amauru Fagundes Balotin.
Acadêmicos: Geverson de Moura de Oliveira – 125097
Jefferson Wilney Lusa
Passo Fundo, 28 de Junho de 2013.
INTRODUÇÃO
O amplificador de áudio a ser projetado constitui-se de estágios de pré-amplificação, amplificação intermediária e um estagio de saída push-pull com realimentação que alimentara um auto-falante de “8Ω”, assim o amplificador será do tipo classe AB. O estagio de pré-amplificação é constituído de transistor de efeito de campo (FET), pois esse transistor possui alta impedância de entrada, garantindo assim uma proteção extra para a saída do MP3. O acoplamento entre os estágios é feito através de capacitores, denominados acoplamentos AC.
Os capacitores de acoplamento tem como função bloquear a componente DC do sinal do estagio precedente, permitindo apenas a passagem da componente alternada. Deste modo, o nível DC do sinal não interfere na polarização do estagio seguinte
PROCEDIMENTOS
1. Conectamos à saída do celular um plugue P2, e com o auxilio de um osciloscópio fizemos a seguinte medição:
Vcelular = Vin = 100mVPP (em seu volume maximo)
Em seguida montamos um estagio push-pull já projetado em aulas anteriores, onde ligamos um gerador de sinal em sua entrada e em sua saída conectamos um auto-falante para obtermos a tensão de saída para o auto-falante sem que esse distorça o sinal da entrada, onde obtemos o seguinte valor no osciloscópio:
Vauto-falante = Vout = 5.5Vpp
Dessa forma iniciaremos nosso projeto conhecendo assim qual será o nosso ganho desejado para este amplificador, ou seja, nosso Av total:
Av = Vout / Vin = 5.5 / 0.1 = 55
2. Para o projeto convencionamos iniciá-lo pelo estagio de Push-Pull, onde adotamos os seguintes componentes para este estagio: Um transistor de potencia TIP142