Amplificadores
Tec.em Automação Industrial
AMPLIFICADORES
MOSSORÓ
JUNHO/2014
ANDRÉ OLIVEIRA
ITALO RODRIGO
KALIANE SANTIAGO
WIGNEIDE MELO
INTRODUÇÃO
No contexto geral, dizemos que amplificador é um equipamento utilizado para controlar uma grande quantidade de energia. A relação entre a entrada e saída de um amplificador geralmente trabalha em função da frequência de entrada onde é denominada função de transferência e a magnitude desta função é chamada de ganho. Na cadeia de amplificadores encontramos: Amplificadores eletrônicos, Amplificadores valvulados, Amplificadores transistorizados e Amplificadores operacionais (ampops).
Amplificadores Eletrônicos
Dizemos que os amplificadores eletrônicos são os mais comuns, pois são os utilizados em transmissores, receptores de radio e televisão, equipamentos de alta definição e diversos mais equipamentos digitais.
Amplificadores valvulados
Em média, no final dos anos 80 para os anos 90 as válvulas faziam todo o processo de dispositivos ativos e hoje em dia, elas ainda continuam sendo utilizada em amplificadores para instrumentos (os dois mais conhecidos são a guitarra elétrica e o baixo) e aparelhos Hight End. Para o funcionamento de um equipamento valvulado é necessário o uso de transformadores, por conta de altas tensões e baixas correntes.
Amplificadores transistorizados
Como o próprio nome diz amplificadores transistorizados, são sistemas que utilizam transistores e outros dispositivos não ativos para obter na sua saída um sinal similar e amplificado de um sinal aplicado a sua entrada. Este tipo de amplificador foi elaborado para a substituição do amplificador valvulado, e podemos dizer que ele substitui perfeitamente e com vantagens os amplificadores valvulados. Algumas de suas maiores aplicação são em sistemas de áudio